A Estação da Luz, inaugurada no final do século XIX, foi um dos principais marcos do desenvolvimento urbano e social de São Paulo — e teve papel forte impacto na formação do bairro do Bom Retiro; a estação foi um verdadeiro portal de entrada para milhares de imigrantes que chegavam ao Brasil em busca de novas oportunidades.
Localizada próxima ao Bom Retiro, a Luz facilitou o acesso de imigrantes ao bairro, que começava a se consolidar como uma região industrial e residencial. Italianos, judeus, espanhóis, gregos e, mais tarde, coreanos e bolivianos, encontraram um espaço para viver, trabalhar e empreender; a origem de como o bairro é atualmente.
Além da Luz, a Estação Tiradentes — que hoje é a mais próxima do Bom Retiro — também exerce um papel fundamental na dinâmica do bairro. A Tiradentes facilita o acesso diário de trabalhadores, estudantes e visitantes. Com essas conexões, o bairro se consolidou como um espaço multicultural e acessível — resultado direto da presença dessas estações que aproximam pessoas, culturas e oportunidades.
Fonte: Laís M. Azevedo